terça-feira, 1 de junho de 2010

RPGen - Enchanted Realms: um sistema que dispensa mestres

eu fiquei assutado e animado ao ver a descrição de um sistema "GMless".

um sistema sem dados, sem ficha, apenas cartas. Na realidade, foi desenvolvido para ser um card-game, mas não como magic ou similares, um cardgame de rpg mesmo, onde a história vai se criando a cada momento e onde a intepretação tem lugar garantido.

a questão do mestre é que, como os locais, os npcs, os monstros, etc. vão aparecendo a partir do baralho aleatório, qualquer um pode juntá-los e criar uma história de improviso em cima destes elementos.

desta forma, o sistema introduz a idéia de um "lead player" (um jogador que conduz), cria a história e ao mesmo tempo joga, e este jogador vai variando durante a própria sessão.
por exemplo, eu estou "Conduzindo", saco um orc e uma estrada, logo eu digo que nós entramos em uma cilada orc na estrada, terminado o combate, o próximo jogador saca cartas e inventa a continuação.

além disso, os combates e outras situações também são decididas pelas cartas, pois cada uma delas tem uma numeração, então você saca uma carta do baralho, e aquela numeração será o componente aleatório da sua ação, como se fosse o resultado de um dado.

o sistema é bastante simples, entretanto depende das cartas criadas pelo autor, pois não inclui regras para criação de novas cartas.

Criado por Michael Downey, o sistema está disponível com um baralho gratuitamente aqui.

vale a pena conferir!

até a próxima, e bons dados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário