sábado, 7 de agosto de 2010

DVREEM RPG - Em dupla e sem dados!

Não é a primeira vez que posto um sistema que não usa dados aqui no Regras Obscuras, mas é a primeira vez que posto um sistema que não usa nada.

Não estou me referindo ao papel e lápis, mas àquelas coisas que normalmente são usadas para substituir os dados na função de "gerar aleatoriedade". Este sistema é baseado em duas coisas: A ficha do personagem e suas capacidades (Ficha com 16 "skills" e alguns "talents" que seriam como especializações de skills) e a intenção dos personagens, seja o do mestre, seja o do jogador.

Além disso, o jogo foi desenhado para ser jogado com apenas duas pessoas, um narrador e um jogador (mas nada impede que se jogue em grupos maiores) o que é algo realmente estranho para nós que estamos acostumados a reunir a "galera" em casa e jogar, ou ainda pegar um livro e jogar sozinho.

Uma proposta deveras ousada, que usa em vez de regras detalhadas e limites bem definidos ao que o jogador e o mestre podem ou devem fazer, muito diálogo e dicas do porquê se joga RPG.

Por este motivo, este arquivo é altamente recomendado para mestres que buscam aprimorar sua narrativa e proporcionar um jogo mais divertido para ele e para seus jogadores, e também para game-designers, pois dá uma série de dicas muito importantes de o que faz um jogo divertido e qual a estrutura de um bom jogo.

Uma das dicas que eu gostei muito, é de como manter a tensão de um jogo. Em situações tensas é interessante perguntar ao jogador coisas tipo: "tem certeza?","e agora?", "o que seu personagem está achando disso?", etc., de forma que o jogador, tal como o personagem, não tenha tempo de tomar decisões calmamente.

Escrito por "Davids", Dvreem também conta com um cenário próprio e regras opcionais para o uso com dados.

abraços e bons dados!

PS.:Agora que começaram as aulas, minhas postagens provavelmente ficarão mais irregulares, mas tentarei manter a meta de um post/semana

PS.2:para aqueles que têm dificuldade de ler em inglês, ou às vezes falta alguma palavrinha, recomendo:Google translate

Nenhum comentário:

Postar um comentário