sexta-feira, 2 de julho de 2010

Houses of the Blooded - Mais que um sistema, um guia

"Criado para combater o D&D"

Este é um dos "aspectos" deste livro, que traz ao mundo um cenário e um sistema diferente, com foco mais interpretativo e mecânicas mais subjetivas.

Poderia dizer que o que este livro realmente quer combater é o "power gamming", ou apelação, como preferir.

Baseado no sistema de "aspectos" de FATE, ou seja, cada personagem tem uma determinada quantidade de características únicas, como "forte", "comilão", "gosta de sopa", "Voadera com os dois pés", etc. Estas características vão lhe ajudar a definir seu personagem de forma mais interpretativa, afinal, eles lhe dizem muito mais sobre seu personagem do que "15 de constituição" por exemplo.

Além disso, estas características são mecânicas, ou seja, se você tem uma característica "brigão de rua" e tenta bater em alguém, isso lhe confere mais chance de sucesso.

Mas o HotB vai além:

Em primeiro lugar, organiza os aspectos:
Cada aspecto só poderá lhe ajudar em uma tarefa específica, e, além disso, ele terá desvantagens, como um ponto fraco da sua personalidade que pode ser explorado por outros.

Em segundo lugar, em HotB, as rolagens não dizem simplesmente fracasso ou sucesso, elas dão "privilégio".

Privilégio é aquilo que normalmente apenas o narrador possui: Direito de dizer e desdizer o que acontece em uma cena.

Ou seja, você faz uma rolagem, e, se atingir 10 (que é a dificuldade fixa, SEMPRE é 10) você tem o direito de narrar se conseguiu ou não.

Mais: no FATE system você ganha privilégio gastando pontos "especiais". Aqui, você ganha privilégio apostando.

Funciona assim: quando você faz um teste, você tem direito a um número X de dados de acordo com sua ficha (todos d6), vamos supor, 8. Mas a soma destes dados só precisa dar dez, que é a dificuldade padrão. Então, você separa alguns dados , vamos dizer 4, e você joga apenas os outros quatro. Se você conseguir 10 ou mais com estes quatro dados, você ganha o privilégio de narrar se sua ação foi bem sucedida ou não, E narrar uma coisa a mais para CADA dado separado desta forma.

Mas o sistema inovador não é tudo.

O que mais me chamou a atenção no livro é a filosofia de jogo, idéias e dicas sobre como jogar e como mestrar que aparecem ao longo do livro, que é escrito de forma amigável e até engraçada.

Houses of the Blooded, escrito por John Wick (mesmo escritor de 7th sea e Legends of the Five Rings) é altamente recomendado mesmo para aqueles fãs fervorosos de D&D, ou de similares (3D&T entre outros) pois é uma leitura sobre o rpg, além de ser um cenário dramático e um sistema muito interessante.

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